Descrição
É uma nova versão, tecnologicamente mais avançada, do sistema de isolamento térmico flexível de espuma elastomérica mais utilizado no mundo. Produzido na fábrica da Armacell no Brasil, seguindo as características desenvolvidas globalmente pela empresa, o AF/Armaflexº BR incorpora diferenciais exclusivos. O principal deles é o Microban, que oferece proteção antimicrobiana eficaz e duradoura contra fungos causadores de contaminação e manchas de bolor de difícil remoção, contribuindo para a durabilidade da instalação.
O produto conta também com estrutura microcelular, que proporciona valores mais baixos de condutividade térmica e aumenta a resistência à difusão de vapor de água. Essa estrutura traz benefícios no controle da condensação e na redução das perdas energéticas, contribuindo para que o AF/ Armaflexº BR seja a melhor opção em isolamento térmico para sistemas de refrigeração, ar condicionado, aquecimento e aplicações industriais.
Com instalação simples e rápida, está disponível na forma de mantas e tubos com espessuras técnico-crescentes em função do diâmetro da tubulação.
Espessuras Técnico-Crescentes
Um dos requisitos para a prevenção efetiva da condensação é que a temperatura superficial do isolamento esteja sempre acima da temperatura de ponto de orvalho do ar do ambiente (em que está o isolamento térmico) em todos os pontos do sistema isolado.
Ao comparar o isolamento de elementos cilíndricos e de elementos planos nota-se que nos elementos cilíndricos a superfície da face quente tem a área maior do que da face fria (A1>A2). Essa relação entre as áreas varia de forma que, quanto maior o diâmetro da tubulação a ser isolada, maior a espessura de isolamento necessária para garantir a temperatura superficial para o controle da condensação.
Na linha AF/Armaflexº BR, os tubos são divididos em famílias denominadas por letra e para cada família, as espessuras variam de acordo com o diâmetro da tubulação.
Como benefício, usar isolantes com essa característica torna necessário apenas um cálculo para determinar a espessura do isolamento térmico para vários diâmetros de tubulação e evitar o risco de condensação nas tubulações de maior diâmetro.